Dicas de Conservação

CONSERVAÇÃO DE DIREÇÃO HIDRÁULICA

Em épocas que a direção hidráulica se tornou uma necessidade e não um item opcional, cada vez mais é comum este sistema apresentar algum tipo de problema. Com o uso, o sistema hidráulico pede manutenção, caso contrário, como qualquer outra parte do veículo, pode apresentar problemas.

Quando começa aquele barulho chato (“inhééé”) ao esterçar a direção, além do volante ficar mais pesado, este é um claro sintoma de desgaste de peças do mecanismo. Alguns destes sintomas podem vir acompanhados de vazamentos de fluídos pelas mangueiras da bomba que tem como conseqüência a falta de fluído no reservatório, comprometendo todo o sistema.

Óleo sujo e vencido pode ser uma das causas dos problemas, além do desgaste natural dos componentes da própria bomba hidráulica que com o tempo podem apresentar folgas excessivas. A bomba hidráulica possui diversos componentes complexos, entre eles; carcaça, (ou cabeçote), eixo, rotor, excêntrico e palhetas, mas dois deles são os principais causadores de ruídos, as palhetas e o excêntrico.

As palhetas que correm dentro do excêntrico não sobem à medida que a rotação aumenta, devido a sujeira que se deposita nestes componentes. Com isso, formam-se bolhas de ar entre as palhetas e a carcaça da bomba, surgindo o conhecido “inhééé” quando se vira o volante, indicando cavitação no sistema (formação de bolhas), deixando então a direção mais pesada.

Geralmente quando aparecem estes sintomas, o reparo da bomba é trocado e o custo não chega a ser caro. Caso a bomba esteja muito gasta será necessário troca-lá por uma nova, podendo o custo ultrapassar os R$ 600,00 para a maioria dos veículos nacionais. Para evitar problemas, sempre verifique vazamentos no sistema e confira sempre o estado da correia e da tensão além de adotar alguns cuidados ao dirigir. Não encostar em guias e calçadas e evitar “dar batente”, que consiste em manobrar com o volante no fim do curso para um dos lados.

Um item muito importante e de vital importância é checar sempre o nível do fluido e a qualidade do mesmo. Se estiver escuro e sujo o melhor a fazer é trocá-lo ou a cada 30 ou 40 mil km. Acompanhe agora algumas dicas de como cuidar de sua direção:

Comece pelo nível de fluido do reservatório. Retire a tampa e cheque o nível. Geralmente existem marcas indicando a leitura do nível com o motor quente ou frio. Para esclarecer melhor, consulte o manual do proprietário como se deve medir, pois alguns tipos de tampa tem diferentes marcas de medição.
Se o nível estiver um pouco baixo e limpo, apenas complete. Use sempre o fluido indicado pelo fabricante. Se o fluido estiver escuro e sujo troque-o. Agora se o nível estiver muito baixo, pode haver vazamentos. Acompanhe o curso das mangueiras em busca de vazamentos, caso o vazamento esteja nas conexões das mangueiras com a bomba, geralmente é de fácil solução. Quase sempre o vazamento ocorre na mangueira de alta pressão e um simples reaperto na conexão ou abraçadeira resolve. Já se o vazamento estiver na caixa de direção ou no eixo da bomba, o conserto deve ser feito em uma oficina especializada.

Além de desfrutar das qualidades e comodidades desse sistema você também estará economizando tempo e dinheiro. Se você seguir essas dicas de manutenção, provavelmente você não deve ter maiores problemas com o sistema hidráulico.